PUBLICIDADE

APSA apoia mais uma edição do Morar Mais Rio

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 31/10/2022

morarmais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ter qualidade de vida invariavelmente está relacionado com a experiência das pessoas com o lar. Cada vez mais antenado, esclarecido e exigente, o morador encara a casa com uma percepção que vai muito além dos aspectos práticos e funcionais, e procura no dia a dia mais alegria e prazer. Com o retorno da valorização do espaço onde se vive, a arquitetura e a decoração têm papel essencial para transformar o olhar sobre os ambientes e torná-los o reflexo de quem usufrui deles. E isso nunca fez tanto sentido logo após o período de pandemia.

Neuroarquitetura é destaque nesta edição

Com foco no luxo acessível, na criatividade e na beleza sem ostentação, levando a decoração para a realidade de cada um, o evento Morar Mais por Menos chegou a sua 19ª edição no Rio de Janeiro. Entre os meses de agosto e outubro, a mostra trouxe o conceito do “chique que cabe no bolso”, ou seja, o menor custo aliado aos melhores produtos e serviços de arquitetura, design, decoração e paisagismo.

O evento existe desde 2004 e já esteve presente em 12 capitais brasileiras. Ao longo desses anos desenvolveu metodologias, técnicas, sistemas gerenciais e administrativos, produtos, serviços, manuais próprios, contratos e regulamentos para as atividades de decoração, paisagismo e arquitetura, que possibilitaram ampliar a visibilidade e o acesso ao mercado de decoração, além de conquistar um grande número de visitantes, fornecedores e arquitetos participantes. 

Este ano a APSA foi uma das apoiadoras do evento que contou com 57 ambientes assinados por 73 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, além de uma agenda paralela com eventos e bate-papos com os mais variados temas. Tudo isso com o cenário incrível do mar de São Conrado, na zona sul da cidade. 

A cada edição, a mostra apresenta diversas novidades do setor e as mais recentes tendências de mercado. Esse ano o destaque foi para a neuroarquitetura, que nos últimos tempos tomou conta de blogs e revistas especializadas, e ainda foi destaque na Feira de Milão. Segundo Ligia Schuback, que junto com sua filha Sabrina Schuback são as idealizadoras do evento, o Morar Mais por Menos mostra aos visitantes que, com a ajuda de um profissional, a decoração de interiores pode ser viável e acessível. 

Um desses espaços super criativos que explorou justamente a tendência da neuroarquitetura foi a brinquedoteca chamada Ao Vivo e a Cores, dos arquitetos Lorena Lopes e Marcus Trajano, sócios da Bivolt Interiores. Segundo Lorena, trata-se de uma macrotendência a nível mundial e que engloba vários outros conceitos, como a biofilia, que busca conexões com a natureza e outras formas de vida, o que se reflete nos espaços através das formas orgânicas expostas. 

“O nosso espaço conta com um espelho orgânico no banheiro. Na minha opinião essa “brincadeira” do uso de elementos orgânicos em diversos tipos de ambientes, como quartos e salas, por exemplo, é uma super tendência! Outra característica que faz parte desse conceito de neuroarquitetura e biofili, é trazer a natureza para dentro de casa. O intuito do nosso projeto é justamente esse: trazer o quintal para dentro de casa mesmo em um ambiente fechado. Foi assim que nós criamos uma atmosfera de espaço ao ar livre. Outro detalhe é o uso das cores – destaco os tons verdes, azuis e terrosos como pontos fortes. Neste momento pós-pandemia temos visto muito isso, que as pessoas estão procurando cultivar mais plantas e trazer a natureza para dentro de casa, até como um mecanismo de cura psicológica e saúde mental”, detalha Lorena. 

Ligia também confirma esse propósito com foco no bem-estar. “O lema deste ano é tornar a casa como protagonista e ao mesmo tempo refúgio. Por isso, a neuroarquitetura está bastante presente nesta edição, desde a entrada, dando boas-vindas aos nossos visitantes, até a ala assinada pela APSA”, afirma Ligia. 

 

Evento reforça “menos é mais”

Dentro da ideia “mais por menos”, vem à tona a preocupação em combinar peças de design com outras mais acessíveis, dosadas na composição e chegando a um bom resultado estético em uma mesma proposta. Repensar objetos e seus usos, incluir soluções que também fazem bem para o planeta, buscar o que há de novo e formar uma rede de negócios são outras características do evento. 

Para Sandro Schuback, diretor comercial do Morar Mais por Menos, ‘‘Tão importante quanto ser reconhecido em seu segmento de mercado, o Morar Mais alcançou notoriedade também no mundo dos negócios. Empresários e mídia especializada já voltaram seus olhos para o case de sucesso do evento, que tem se expandido para outras praças através de licenciamento da marca. ’’

O Morar Mais tem se diferenciado pelo foco comercial voltado para o resultado do arquiteto, do designer, do fornecedor e a satisfação do visitante. Liquidação dos produtos expostos, rodadas de negócios entre profissionais e empresas, preço exposto dos produtos nos quadros internos de cada ambiente e eventos de relacionamento.

O resultado são composições despojadas e contemporâneas, em uma reafirmação de que o simples é sempre mais. Os profissionais são desafiados a traduzir em seus projetos os pilares do evento, com soluções ambientalmente responsáveis, ao lado de sacadas engenhosas, com o retorno artesanal e do faça você mesmo. Afinal, imprimir novas funções a objetos que poderiam ser considerados descartáveis é mais uma forma de dar identidade aos lugares. 

Na lista de projetos em destaque, uma chuva de ideias para inspirar o público que aprecia novidades, entre apartamentos integrados, salas, quartos, redutos gourmet, ambientes de diversão e entretenimento, banheiros e lavabos, espaços para bebês, crianças e jovens, galerias de arte, e tantos outros.

E, para decorar, a imaginação ganha lugar aberto. “A Morar Mais foge do comum, do tom de showroom de loja, com espaço livre para a criação. O visitante vê que consegue fazer aquilo e que, com o auxílio de um profissional, dá para ter uma casa bonita. Além disso, a mostra estimula parcerias e alimenta uma rede de negócios, fomenta o mercado”, ressalta Sandro. Os expositores são estimulados a perceber um cliente bem-sucedido, exigente e poupador no momento de montar o projeto. Com inventividade, planejamento e pesquisa, a Morar Mais reafirma que viver bem é um sonho possível.

O evento é um lançador de novos talentos, tanto é que para o arquiteto, designer ou paisagista, o principal desafio é criar projetos com o melhor custo x benefício para o consumidor, sempre respeitando os conceitos do negócio. A renovação e a abertura de mercado para profissionais mais jovens são outros compromissos da Morar Mais Por Menos. Em todas as edições, é significativa a projeção que arquitetos iniciantes e experientes conquistam após a participação.

O Morar Mais aposta no lado “artista” dos arquitetos, decoradores e paisagistas. Esta é uma forma de expressão da criatividade dos profissionais que imprime personalidade aos projetos, tornando-os únicos e autorais. A customização é também uma forma de sair da mesmice, de fugir da padronização e das tendências

O evento foi o primeiro a propor como diretriz a criação de ambientes sustentáveis com madeiras certificadas, produtos alternativos e reciclados, além de soluções tecnológicas e atuais como a racionalização da água e de energia elétrica mantendo o conforto do usuário. Utilizar materiais certificados e alternativos, sempre com vistas aos 3 Rs: Reduzir, Reaproveitar e Reciclar. “Priorizamos o respeito à natureza, assim como os elementos reaproveitáveis e recicláveis alinhados à neuroarquitetura, com o design de formas arredondadas, sofás que nos remetem a um abraço gostoso, cores leves, ambientes arejados e a descontração”, explica Ligia. 

Os participantes também priorizaram produtos tipicamente regionais e genuinamente brasileiros em seus espaços. Estrangeirismos como lounge, living, loft, closet e home theater foram substituídos. No lugar, voltaram a sala da família, quarto de vestir, sala de estar etc. “O visitante tem acesso a ideias incríveis (e viáveis), aos profissionais e produtos. Mostramos que é possível criar espaços bonitos, funcionais e descolados, sem pesar no bolso. É um evento de atitude”, finaliza Ligia.

Por: Juliana Marques

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE