PUBLICIDADE

Por que a decoração natalina e a segurança no condomínio são desafios nesta época do ano?

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 19/12/2023

House decorated for Christmas with red car.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O final de ano é uma época de celebrações, mas também de desafios para os condomínios. Isso porque as festas típicas desta época, como o Natal e o Réveillon, podem gerar problemas relacionados à decoração das áreas comuns e à segurança. Por isso, é importante que o gestor esteja por dentro de todo o planejamento para evitar surpresas desagradáveis. 

 

Síndico profissional com 26 anos de experiência, Gerardo Majella Rocha de Assis comenta que a divulgação de informações é crucial para que os residentes anfitriões possam organizar suas festas sem causar transtornos aos demais moradores e funcionários. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de participar das celebrações de maneira segura, evidenciando a eficiência da administração do condomínio. 

 

“É essencial planejar com antecedência os locais, datas e horários das festas a serem realizadas no condomínio, pois isso evita problemas e possibilita uma solução mais rápida para imprevistos”, diz. 

 

Entre as informações divulgadas, devem estar a promoção da conscientização sobre o respeito às áreas comuns e ao sossego dos demais moradores. “É fundamental estabelecer um plano de segurança adequado para evitar incidentes indesejados”. 

 

Outro ponto de atenção é o acesso de pessoas de fora no condomínio, que, inevitavelmente, aumenta com as festas.  Os funcionários devem ser treinados adequadamente para fazer o controle de visitantes e, assim, garantir a segurança interna. 

 

Com relação à decoração natalina nas áreas comuns, o síndico orienta que alguns passos devem ser seguidos. O primeiro é estabelecer um orçamento claro e definido para a decoração. É importante, ainda, realizar uma pesquisa de preços antes de comprar os itens; e priorizar a reutilização de decorações de anos anteriores.

 

“É muito importante também que o síndico incentive a participação dos moradores na doação de decorações e recursos financeiros, busque parcerias com empresas locais para obter descontos ou patrocínios. Deve-se, ainda, evitar gastos excessivos em decorações temporárias e optar por alternativas duráveis e econômicas. Recomendo que seja feita uma enquete entre os moradores para decidir sobre a decoração, levando em consideração as opiniões e preferências da maioria”, comenta. 

 

Cuidados na decoração 

A decoração de Natal em condomínios é uma tradição muito bonita e que agrada principalmente as crianças, mas é importante tomar alguns cuidados para evitar polêmicas entre os moradores. A gestora de condomínios Nathália Mouro, da APSA, destaca que a decoração deve ser neutra e inclusiva, evitando elementos religiosos ou que remetam a uma cultura específica.

 

“Isso porque um condomínio é um ambiente diverso, onde moram pessoas de diferentes religiões e culturas. Uma decoração que desagrade alguns moradores pode gerar conflitos e até mesmo processos judiciais”, comenta.

 

Ela acrescenta que a definição da decoração de Natal geralmente é de responsabilidade do conselho condominial. No entanto, é importante que os moradores também participem da escolha, para que todos se sintam representados. “Uma boa opção é reaproveitar itens de decoração de um ano para o outro, incorporando algumas novidades. Isso ajuda a economizar dinheiro e a ser mais sustentável. Mas para isso é importante armazenar adequadamente os itens decorativos durante o restante do ano, para evitar perdas e danos”. 

 

Comece a planejar com antecedência, diz síndico 

 

No Condomínio Barra Summer Dream, no Rio, a decoração de Natal é uma tradição que envolve moradores e funcionários. O síndico Sidnei Paiva Rangel explica que a decoração é feita em dois lugares: nos jardins e nas recepções. Nos jardins, as árvores são decoradas com mangueiras e objetos. As crianças do condomínio também ajudam a decorar as árvores das recepções.

 

“O planejamento para a decoração começa cedo, em junho. A equipe do condomínio pesquisa inspirações na internet e começa a comprar os enfeites nesse período, para aproveitar os preços mais baixos. Uma moradora engajada na administração também contribui com ideias e pesquisas. A maioria dos enfeites é produzida pelos próprios funcionários do condomínio”.

 

Para síndicos que pretendam aderir à iniciativa de decoração em seus condomínios, Rangel aconselha que o planejamento seja feito com antecedência, pelo menos alguns meses antes.

 

“Comece devagar, adicionando uma nova decoração a cada ano, para não pesar no orçamento do condomínio. Procure envolver os moradores, ouvindo opiniões e dicas. Compre os enfeites com antecedência, para garantir os melhores preços”.  Além da decoração, o Condomínio realiza a chegada do Papai Noel, a festa de inauguração das luzes de Natal e a confraternização dos moradores no final do ano.

 

Sobre a decoração natalina do condomínio, é importante estar atento: 

– Estabeleça um orçamento claro e definido para a decoração. Além disso, realize uma pesquisa de preços antes de comprar os itens;

– Os enfeites podem ser reaproveitados de um ano para o outro, incluindo novidades e reposições. Para isso, é essencial ter o cuidado de armazenar todo o material em um ambiente seguro; 

– A decoração deve ser neutra e inclusiva, evitando elementos religiosos ou que remetam a uma cultura específica. O condomínio é um ambiente diverso, onde moram pessoas de diferentes religiões e culturas. Uma decoração que desagrade alguns moradores pode gerar conflitos e até mesmo processos judiciais;

– Procure envolver os moradores, ouvindo opiniões e dicas.

 

Por: Gabriel Menezes

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE