PUBLICIDADE

Investir em imóveis para renda é um bom negócio?

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 15/02/2024
,

Luiz Claudio Moreira 1
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nessas três décadas que atuo no mercado imobiliário ouvi muitas teses e opiniões sobre esse questionamento. É lógico que em todas elas havia uma carga de experiências passadas e interesses futuros envolvidos.

Quem é do mercado financeiro, jura que não é um bom negócio, mostra números e tudo mais. Já quem é do mercado imobiliário garante que sim, defendendo a tese de ser o negócio mais seguro que existe e que no longo prazo ganha das aplicações conservadoras.

Eu, particularmente, defendo a tese de que vai depender do seu objetivo e do esforço que você fará para investir da melhor forma.

O mercado imobiliário, sem dúvida, é um dos mais seguros, pois, o direito à propriedade é consagrado pela carta política.

É certo que no curto prazo, a rentabilidade do patrimônio imobilizado nem sempre consegue competir com os ativos financeiros, principalmente os de maior risco.

Por isso, quando você vai investir seu dinheiro em um banco ou corretora de valores, é instado a definir seu perfil de investidor.

Antes de se lançar à compra do imóvel para renda você deve fazer o mesmo exercício. Se a resposta for: Conservador. Não tenho dúvida em incentivá-lo a ir em frente.

Outra questão importante é o tempo e a energia que você pretende empregar na busca do imóvel ideal. Comprar no impulso, pagando um preço alto, dificilmente vai lhe dar o melhor retorno.

A localização do imóvel é crucial quando se pensa em comprar para renda, pois, esse será um dos principais fatores de objeção quando for alugar o imóvel. O valor do condomínio, estado de conservação do prédio ou mesmo do imóvel, serviços públicos e comércio no entorno, são outros aspectos relevantes.

O momento do investimento também é fundamental. Esperar o mercado melhorar, significa pagar mais caro, e, consequentemente, ter menor rentabilidade.

A expectativa do mercado para 2024 é de que o preço dos imóveis continue subindo. Três fatores fundamentam essa expectativa:

  1. Queda progressiva da taxa selic, que aumenta o número de potenciais compradores;


    Fonte: Infomoney

  2. Baixo número de lançamentos nos últimos anos, o que causou um desequilíbrio na oferta de novas unidades;

  3. Escassez de mão de obra qualificada.


Fonte: prognum.com.br

 

Sendo assim, ficar esperando o mercado melhorar é certeza de pagar mais caro. Por outro lado, o preço dos aluguéis vem demonstrando tendência de elevação nos últimos anos.


Fonte: SECOVIRIO

 

Em parte, essa alta se dá pelo mesmo motivo que causou a elevação no preço para venda, ou seja, a escassez de novos imóveis ofertados para locação, principalmente nos grandes centros.

Atualmente não é incomum um imóvel anunciado ser alugado no mesmo dia, dependendo da localização e do estado de conservação.

Essa é uma situação que ainda deve perdurar por alguns anos, pois, sabemos que do lançamento até a entrega das chaves o prazo médio é de 36 meses.

 

Fonte: Pesquisa ABRAINC/FIPE

 

A retomada do emprego é outro fator que ajudará a fomentar a continuidade do aumento no valor dos aluguéis, principalmente nas regiões com expectativas de crescimento.

 

Fonte: ABRAINC

 

Portanto, comprar agora pelo melhor preço, na melhor localização e o melhor imóvel, garantirá ao investidor uma excelente rentabilidade com aluguel.

Somado a isto, considere a valorização do próprio ativo e a segurança que este investimento lhe dará.

Por este prisma, filio-me à tese de que investir em imóveis é um excelente negócio para aqueles que têm perfil conservador ou moderado.

Procure um corretor ou uma imobiliária especializada na região que você pretende investir e faça um bom negócio.

 

Até o próximo artigo!

Colunista: Luiz Claudio Oliveira Moreira

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE