PUBLICIDADE

Como levar o verão para dentro de casa através da decoração?

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 19/12/2023

casa verão
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O verão chegou, e com ele, temperaturas que prometem esquentar a estação como nunca antes. E que tal se inspirar na vibração quente e animada do verão para decorar a casa? Seja abusando de cores que são tendência para o período ou dando uma repaginada nas áreas externas, a estação mais quente do ano pode se tornar uma boa inspiração para fazer pequenas ou grandes mudanças. 

 

O paisagista e designer de interiores Henrique Freneda, apresentador do programa “Reforma Surpresa”, da Band, afirma que, nesta época do ano, costumamos usar, no geral, uma diversidade maior de cores, e algumas delas fortes, como o verde. 

 

“Usamos tons de verdes mais fechados, que vão mais para uma paleta de cinza. Diferente daquele verde bandeira chamativo, damos preferência a um tom oliva, um verde menta, ou algo puxado pro militar”, diz.

 

Ainda sobre as cores, ele dá mais uma dica que faz lembrar de uma combinação famosa de cores, que todos conhecem bem, o verde e o rosa. 

 

“As cores quentes que estão em alta são duas que eu amo, que é o rosa – também puxado para um rosa mais fechado, que antigamente a gente chamava de ‘pêssego’, uma mistura do rosa com o laranja. E o próprio laranja, que combina demais com o verão. Essa combinação do laranja com o verde, com o rosa, além de ficar muito bonita, traz um aconchego e um frescor para o ambiente”, conta.


Ambiente decorado por Henrique Freneda que mistura o verde e o rosa

 

Já a arquiteta e urbanista Laís Hadlich, co-fundadora do Baya Arquitetos, aponta para outras cores que também combinam com o verão:

 

“As tendências, no geral, indicam caminhos a serem explorados levando em conta o comportamento em um período de médio a longo prazo. Para um recorte pontual de decorações em períodos de verão, destacamos as cores terrosas como bege, terracota, marrom e verde queimado, que aplicados em vasos nas áreas gourmets, criam uma atmosfera tropical, acolhedora e aconchegante”.

 

Projeto da Baya Arquitetos em Bauru (SP), que traz materiais crus como pedra natural, madeira, vegetação integrada ao ambiente  e  cores terrosas

 

Outra tendência sugerida pela arquiteta para a estação é a biofilia. “A biofilia se resume em trazer a natureza para dentro dos ambientes. E não apenas nas vegetações, mas nos revestimentos naturais como pedras, madeiras, piscinas naturais e formas orgânicas”, diz.

 

A arquiteta diz ainda que, mais do que nunca, as tendências estão nos levando a um lugar de acolhimento, de volta às origens. 

 

“Uma busca entre a modernidade e a tradição, cada vez mais atentos às questões ecológicas, pode ser vista nos materiais naturais com estética crua, que estão em alta. Tem também o uso de madeira não tratada, cerâmicas, pedras naturais com acabamento mais rústico e orgânicos, além de tecidos naturais como linho e corda”, completa.

 

Espaços externos são queridinhos no verão

 

No verão, os espaços externos também se tornam verdadeiras estrelas da casa. Quem não curte tomar um ar fresco na varanda, não é mesmo?

 

“Os espaços externos se tornaram uma continuação da nossa casa (da parte interna), então a gente desenvolveu um costume de levar cada vez mais móveis para o lado externo. Existem milhares de opções dos mais variados tipos, como corda náutica, fibra ou tecidos, que possuem a capacidade de ficar em um ambiente externo tanto na chuva quanto no sol. Isso sem falar nas madeiras, que possuem uma proteção, uma película de verniz, que permite que ela seja exposta a vários tipos de temperatura”, afirma Henrique Freneda.

 

Para ele, as áreas externas se tornaram espaços elaborados com muitos projetos. “Até porque, quem não gosta, não é? De receber os amigos na piscina, em um jardim? Quando você tem um living externo tudo fica mais gostoso, e pode receber as pessoas da melhor forma possível”, completa.

 

Laís Hadlich lembra que, para quem quer ter uma piscina, mas não tem espaço ou não quer nem pensar em obra, é indicada a instalação de um SPA. 

 

“Eles possuem uma instalação simples e precisam de apenas um ponto de água, esgoto e energia elétrica. Além disso, atualmente, contam com uma tecnologia avançada que permite economia de água, uso de filtro por ozônio e cromoterapia. Outra tendência são as piscinas naturais ou biológicas, que reproduzem o ecossistema da natureza, podendo ter plantas e até peixes. Seu maior destaque, além do estético, é a manutenção, pois não precisa de filtro, já que as plantas fazem essa função. E também podem ser construídas em um terreno convencional”, diz.

 

Iluminação também merece atenção

 

Outro ponto que também ganha destaque na estação é a iluminação. Para Henrique Freneda, ela é a cereja do bolo. Um bolo bem quente, por sinal.

 

“Porque quando a gente faz um ambiente lindo e decorado, ele tem que estar bonito tanto com a própria luz do dia quanto durante a noite, e aí entra a questão de a iluminação ser criada para aquele ambiente. Então eu sempre trago uma iluminação do branco morno, uma luz um pouco mais amarelada, que traz um conforto para o ambiente e permite criar cenas dentro dele. Então, numa sala de jantar eu posso acender só o lustre da mesa, ou as luzes em volta para servir, o que proporciona dois ambientes diferentes”, diz.

 

Para o designer, com a iluminação, é possível transformar o ambiente. “O mesmo espaço de dia pode virar outro à noite, o que é muito importante. Além do conforto, ela traz aconchego, sofisticação e beleza”, agrega.

 

 

Aproveitar a luz natural também é essencial. “É importante, sempre que possível, optar por vãos pelos ambientes, permitindo a ventilação cruzada e a entrada de luz natural. Mas vale destacar que para essa onda de calor é fundamental proteger as janelas com persianas ou cortinas, além de se atentar ao caminho do sol, evitando que clarabóias sejam atingidas por sol direto, o que pode transformar o ambiente em uma estufa”, diz Laís.

 

A arquiteta deixa ainda uma dica valiosa: a escolha de materiais para a decoração que não esquentam. “Tecidos em linho e algodão são boas opções que não esquentam e podem ser usadas no verão. Uma boa escolha para cortina são as persianas rolos ou telas solares, que regulam a entrada de sol podendo variar de 1%, 3% e 5%, que além de ter uma estética mais clean possuem UVA e UVB”.

 

Preste atenção ainda ao trajeto do sol na hora de decorar a sua casa. “Evitar que janelas de vidro muito grandes ou clarabóias sejam construídas onde incide o sol pleno. Voltar os dormitórios para o sol da manhã e proteger janelas com persianas ou cortinas. Para construções que não respeitaram essas condições é possível a instalação de ar condicionado e ventiladores. Atualmente, existem diversos modelos que são económicos e mais sustentáveis”, conclui Laís.

 

Por: Mario Camelo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE