PUBLICIDADE

Decoração para piscinas em condomínios

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 11/01/2023

Umbrella and chair around beautiful luxury outdoor swimming pool in hotel resort
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De um tempo para cá, é possível observar que cada vez mais pessoas têm optado por morar em condomínios que possuam uma boa infraestrutura. Seja pelo conforto ou pela segurança por não ter que sair do condomínio para se distrair em família, os espaços compartilhados destinados à diversão e entretenimento estão no topo da preferência no momento da escolha de um imóvel, tornando-o ainda mais valorizado e competitivo no mercado imobiliário. E dentro das inúmeras opções de lazer a piscina é, sem dúvida, o centro das atenções. Mas como tornar esse espaço confortável, seguro e ainda mais atraente?

A piscina do Laranjeiras Residence Club, na zona sul do Rio de Janeiro, é um dos locais mais frequentados do prédio, principalmente durante o verão. Por este motivo, o síndico Paulo Roberto Azevedo está sempre de olho na estrutura do local e investindo em melhorias para proporcionar cada vez mais conforto aos moradores. “A área em que a piscina está localizada é bem agradável e cercada de muito verde. Colocamos cadeiras, espreguiçadeiras e ombrelones, e recentemente trocamos alguns azulejos internos da piscina que estavam quebrados e substituímos parte do piso antiderrapante próximo à saída”, explica. 

Esse cuidado preventivo que o síndico tem na área da piscina garante a segurança e o conforto dos condôminos, além de proporcionar uma maior durabilidade e menos custos de manutenção. “Além dos pequenos reparos que fazemos com frequência, procuro estar de olho nas últimas tendências de decoração para a área de lazer também. Os moradores cobram isso porque querem frequentar um ambiente bonito e receber amigos e familiares”, afirma o síndico.

Para investir nesta área, o primeiro passo é oferecer conforto, afinal, os frequentadores que usam a piscina normalmente estão em busca de relaxamento e querem ficar à vontade. Uma dica é: quando for comprar os móveis e outros itens de mobiliário, opte por encostos confortáveis, macios e revestidos com material impermeável. Tenha atenção à durabilidade dos produtos, além de aguentarem a incidência dos raios solares e a umidade constante. Eles têm de sobreviver aos cremes, loções e óleos usados pelos banhistas. Fazer um bom investimento é importante para evitar a substituição em pouco tempo. 

Laís Leal, uma das sócias da empresa Trançarte, especializada em produção de móveis para áreas externas, afirma que a fibra sintética tem grande resistência à água e às diferenças de temperatura, sendo a mais indicada para utilização em exteriores. “Os produtos feitos de polietileno possuem um tratamento diferenciado anti-UV (contra raios ultravioletas) para proteção contra descoloração e ressecamento causados pelos raios solares. Já os trançados em corda náutica ou corda tricotada também são uma boa opção pois, apesar de terem um custo mais baixo e apresentarem uma durabilidade menor, são fabricados com fio 100% de polipropileno e são bem resistentes”.

Ninguém dá conta de ficar o tempo todo mergulhado na água da piscina, não é mesmo? Há momentos em que as pessoas preferem descansar e fazer outras atividades nos espaços ao redor. Por isso, você deve pensar em estratégias que deixem o ambiente ainda mais prazeroso. 

“Alguns clientes nos procuram para a criação de projetos para ambientes em volta da piscina. Neste caso, oferecemos algumas opções com mesinhas e cadeiras altas, tipo buffet, para quem quiser comer e beber. Outra alternativa são as poltronas, sofás, puffs e chaises, que deixam o ambiente livre para as pessoas que desejam descansar do sol ou apenas ler um livro, por exemplo”, sugere Laís.

Confira, abaixo, algumas dicas: 

Piso

O piso da área de lazer, principalmente ao redor da piscina, deve ser funcional e acima de tudo seguro. Opte por revestimentos antiderrapantes e atérmicos, evitando escorregões e queimaduras nos pés em dias mais quentes. Se necessário, os materiais devem receber tratamento com óleo hidrofugante, para evitar o aparecimento de fungos e a formação de limo. Para que não retenha água e fique manchada, a superfície não pode ser muito porosa. Prefira pedras, como mármore ou granito. 

 

Iluminação 

A iluminação é algo que faz toda a diferença em qualquer ambiente, e na área da piscina não é diferente. É possível colocar uma iluminação em sua parte interna, pois ela deixa o ambiente decorado, além de realçar os elementos que estão em volta da piscina. Já a iluminação externa valoriza o ambiente e aumenta a segurança, especialmente ao anoitecer.

Há refletores tradicionais, com luz branca, spots perimetrais (para realce do contorno arquitetônico), pontuais de fibra ótica (que iluminam a água), e modelos em LED, com acionamento e troca de cores por controle remoto e até por aplicativo de celular, bastando instalar um comando com conexão wifi. 

 

Revestimento

Saber escolher o tipo certo de revestimento é indispensável para dar mais personalidade à área de lazer. Por isso, tenha atenção para os materiais que serão usados no local. Hoje, no mercado, é possível encontrar diversas opções de pastilhas, azulejos e faixas decorativas. É preciso ter atenção também ao tipo de desenho que vai compor a área da piscina, para que esteja de acordo com as características da construção.

 

Paisagismo

Você já reparou que as piscinas mais bonitas são aquelas rodeadas de plantas e com uma excelente integração com a natureza? Por isso, o paisagismo tem uma importante função nos projetos de decoração de piscinas. Além disso, as plantas dão mais privacidade para os moradores do condomínio que desejam ficar ainda mais à vontade.

Você pode cobrir o chão no entorno da piscina com grama, plantar espécies de árvores que forneçam sombra, algumas flores que delimitam os caminhos, vasos com plantas de diferentes cores e estilos (de preferência, aqueles de materiais resistentes ao tempo, como os de concreto ou de cerâmica) e até trepadeiras que façam o revestimento do muro. 

Lembre-se de dar preferência às plantas que não soltam muitas folhas, como, por exemplo, as plantas tropicais que têm um aspecto exótico, com flores vistosas, coloridas e com grandes folhagens, como as palmeiras e os coqueiros. Outra dica é evitar o uso de flores muito adocicadas e que tenham árvores frutíferas porque podem atrair abelhas para o local.

 

Por: Juliana Marques

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE