PUBLICIDADE

Piscina limpa e bem cuidada o ano todo

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 07/12/2022
,

girls-1284419_1280 (1)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a iminência de dias mais quentes, um dos locais mais procurados e utilizados pelos moradores do condomínio é a piscina. Frequentada por crianças, adultos, moradores e visitantes, a piscina precisa estar sempre em ótimas condições de uso, com a manutenção e limpeza sempre em dia. Para isso, ela precisa de cuidados básicos que incluem a filtragem, a aspiração e a aplicação de alguns produtos químicos.

O síndico pode contar com várias opções na hora de realizar esse tipo de trabalho, seja contratando uma empresa para fazer o serviço, treinando funcionários do próprio condomínio para a função ou ainda contratando um profissional especializado. Jhonatan Silva, da JS Piscina, afirma que para quem é encarregado de cuidar da manutenção da piscina, essa é a hora de redobrar os cuidados. Isso porque é muito perigoso deixar o local sem tratamento, e a água pode ser um foco de doenças para os banhistas e para aqueles que nem frequentam o local. 

“Estamos há mais de 10 anos no mercado e nossa preocupação sempre foi o bem-estar dos nossos clientes. Além da limpeza e manutenção das piscinas, estamos atentos à proliferação de insetos recorrentes de locais com água parada. Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade com preço justo e a garantia de um banho limpo, seguro e agradável”, defende. 

No Condomínio Soho Botafogo, no Rio de Janeiro, há uma piscina de médio porte que vem sendo cuidada há 10 anos pela mesma empresa, contratada quando o condomínio foi inaugurado. Ligia Ramos, síndica profissional e responsável pelo condomínio há cinco anos, explica que é o guardião da piscina que faz o tratamento da água. “O guardião é funcionário dessa empresa contratada e cuida tanto da frequência dos banhistas quanto da limpeza e manutenção da água”, afirma.

Ligia destaca que a empresa ainda envia, uma ou duas vezes por semana, um outro funcionário ao condomínio para fazer exames na água, levar os produtos e ainda verificar se o guardião está tratando corretamente da piscina. “É uma espécie de supervisor da empresa para fiscalizar o trabalho do guardião”, explica a síndica.

Em muitas cidades a legislação municipal determina que as piscinas de uso coletivo tenham supervisão de um responsável técnico. É este profissional quem irá determinar os procedimentos a serem adotados. Importante também, em caso de dúvidas, consultar as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas sobre piscinas e sua segurança. 

 

Como fazer a limpeza da piscina?

O trabalho da limpeza e manutenção de piscinas de condomínio tem uma certa complexidade por envolver várias atividades, de modo que muitas dúvidas surgem sobre como acertar o “ponto” na hora de executar algumas partes do serviço. E embora não seja uma receita de bolo, se as quantidades ou formas não forem seguidas, o processo pode desandar e dar mais trabalho.

Em primeiro lugar, é importante saber que existem alguns tipos de piscina, como a de fibra de vidro, concreto armado, placa pré-moldada, vinil e a container, que é uma nova tendência no mercado por seu estilo moderno e sua praticidade. Nos condomínios, as mais comuns são as de concreto armado (ou alvenaria) e as de fibra de vidro, por serem adaptáveis, práticas e com um custo mais acessível.

Para a limpeza e manutenção da piscina, é importante saber o seu tipo e seguir os procedimentos corretos. O trabalho de limpeza deve ser feito em duas etapas: uma física e outra química.

A primeira etapa é o tratamento físico, que envolve a retirada de sujeira, folhas, insetos, ou outras sujeiras que são espalhadas com o vento e se acumulam. Com essa etapa concluída, vem o tratamento químico, que é o momento da desinfecção e purificação da água. 

Com a ajuda de profissionais especializados, listamos abaixo as principais etapas de limpeza da piscina em sequência:

  1. Limpeza do deck e de toda área que circunda a piscina;
  2. Limpeza manual da coadeira (ou skimmer);
  3. Limpeza da superfície da água;
  4. Escovação do revestimento;
  5. Aspiração;
  6. Controle do pH e de alcalinidade;
  7. Aplicação do cloro.

Já os principais produtos utilizados para limpeza de piscinas são:

  1. Cloro: este é um dos produtos para limpeza de piscinas mais conhecidos, pois funciona como um desinfetante. Dê preferência ao tipo estabilizante.
  2. Clarificante: usado para filtrar micropartículas quando a água está turva ou esbranquiçada, e para manter a água cristalina.
  3. Elevador ou redutor de pH: são produtos distintos e servem para equilibrar o pH da água. A tendência é a redução do pH entre uma limpeza e outra.
  4. Algicidas: os algicidas de manutenção servem para prevenir o aparecimento de algas, e os algicidas de choque para eliminar a presença.
  5. Decantador: utilizado para separar resíduos sólidos dos líquidos e facilitar a remoção.
  6. Limpador de bordas: para tirar resíduos que se acumulam nas bordas proliferando fungos e bactérias.
  7. Kits para testes de alcalinidade, pH e cloro: para fazer a medição das densidades de cada processo químico, e com base nelas, fazer as correções.

A recomendação de Jhonatan Silva é que a filtragem da piscina seja feita diariamente e que o controle do cloro a cada dois dias, mesmo em temporadas com pouco uso e independente do fluxo de banhistas no local. “O processo de filtragem da piscina dura cerca de 4 até 8 horas, ou conforme as instruções do fabricante. Em dias de aplicação de cloro e controle de pH, deve-se fazer a correção conforme necessário e a filtragem somente após as aplicações finalizadas”, explica o profissional.

Uma dica é destinar um dia da semana para uma limpeza mais detalhada. No Soho Botafogo, a segunda-feira é reservada para o descanso da água da piscina. E como não há banhistas nela, o condomínio aproveita para fazer uma faxina geral em toda a área de lazer. “Nesse dia, fazemos também a limpeza da área ao redor da piscina, das cadeiras, das espreguiçadeiras, ou seja, de toda a área de lazer. Essa faxina é feita pelos quatro funcionários do condomínio. Esse é o dia de descanso da água”, enfatiza Ligia Ramos, síndica do condomínio.

Até aqui, você percebeu que cuidar da limpeza de piscinas e zelar pela segurança dos usuários não é apenas um capricho. O investimento é alto e qualquer negligência em sua manutenção e regras de uso pode causar prejuízos e muita insatisfação para moradores. 

Nesse cenário, é importante contar com uma empresa especializada em limpeza e conservação, ou treinar um funcionário do próprio condomínio para executar essa tarefa. No entanto, seguindo todos esses passos, a limpeza da piscina será eficiente e ela estará sempre linda e segura o ano inteiro.

 

Por: Juliana Marques

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE