PUBLICIDADE

Quer manter invasores longe do seu imóvel? O Alarme de Intrusão pode ser a solução. Saiba como.

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 17/10/2023

close-up-mulher-verificando-camera-de-seguranca (1) - Copia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A segurança dos condôminos e visitantes é primordial, e uma das soluções para que ocorra essa proteção é o uso de tecnologias de monitoramento, como os alarmes de intrusão. O sistema é uma das alternativas mais procuradas pelos síndicos e proprietários de imóveis para aumentar a segurança nos ambientes residenciais. 

 

Os dispositivos detectam riscos, como assaltos e invasões, protegendo os moradores e evitando danos, além de comunicar imediatamente o proprietário o ocorrido. O aparelho consegue ser operado por contato magnético, quebra de vidro, sensores de movimento e diversas outras formas. Ele pode ser instalado e operado com facilidade, desde que se escolha produtos de qualidade e se faça uma vistoria no local. 

 

O diretor da empresa carioca Big Control, Evandro Martins, explica que o alarme de intrusão é imprescindível para residências. “É sabido que ladrões não gostam de barulho, eles ficam nervosos e saem imediatamente. A função do alarme de intrusão, além de detectar o intruso, é enviar informação ao dono do imóvel, síndico ou a empresa de “monitoramento remoto”, através de mensagens e sinais diversos no aplicativo.  É muito importante ter uma sirene bem alta para chamar a atenção de todos que estiverem por perto”, diz. 

 

Atuando há 23 anos na área de tecnologia, sendo 14 anos dedicados à segurança eletrônica e controle de acesso, Evandro também destaca as vantagens dos alarmes de intrusão, que vão desde a prevenção de roubos e invasões até a proteção da vida e do patrimônio. 

 

“O maior benefício do sistema é que o invasor não vai querer se expor e vai sair ao toque da sirene. Pode ter certeza de que o ladrão vai buscar um imóvel que não tenha alarme. É importante ter também câmeras de segurança, pois assim, você pode averiguar se não houve disparo falso e se o invasor tiver conhecimento para cortar o alarme, o proprietário poderá visualizar através do aplicativo das câmeras”, comenta Evandro.

 

Funcionamento e tipos de sensores de intrusão

Os alarmes de intrusão funcionam através de sensores de presença ou magnéticos (arrombamento). Existem vários tipos de sensores, os que tiram e enviam fotos, os que não disparam com a presença de pets, e os magnéticos para portas e janelas. Evandro relata que os sensores podem ser instalados com fio ou os sem fio, que são alimentados por baterias de 9V. 

 

“As centrais de alarmes possuem bateria interna e em caso de falta de energia o alarme continua funcionando. É importante ter uma manutenção preventiva constante pois as baterias têm vida relativamente curta. Estes alarmes são instalados dentro da residência, devem ser posicionados em direção às portas e janelas, locais em que é mais fácil o acesso pelo invasor. Os sensores magnéticos são bastante eficazes, pois, em caso de tentativa de arrombamento, eles disparam, a fim de espantar o invasor”, diz. 

 

Os sistemas de alarmes contam com diversos equipamentos, sendo que podemos enfatizar as sirenes, os teclados, os painéis e sensores. Os painéis são as unidades centrais que recebem os sinais dos sensores e acionam as sirenes e os teclados. As sirenes são as responsáveis por emitir um som alto e alertar sobre a invasão, podendo ser internas ou externas, dependendo do local de instalação. Os sensores são dispositivos que detectam a presença de intrusos em um ambiente, podendo ser de diferentes tipos, como infravermelho, que capta o calor do corpo humano, magnético, que verifica se uma porta ou janela foi aberta, micro-ondas, que emite ondas eletromagnéticas e mede a variação de frequência. Já os teclados são usados para armar e desarmar o sistema, inserindo uma senha ou um código, que pode ser numérico ou alfanumérico.

 

Evandro salienta que os produtos de segurança são em sua maioria de grande durabilidade. “A orientação e a instalação feita por quem realmente entende do assunto são indispensáveis. Alarmes normalmente não custam muito caro. Um bom profissional é que vai fazer toda a diferença, além de uma marca conceituada e manutenções preventivas”, disse.

 

Confira os principais benefícios dos alarmes de intrusão:

– Envio de notificação instantânea ao síndico ou proprietário, podendo tomar as devidas providências de forma rápida;

 

– Sistema projetado para cada ambiente do condomínio/residência. São escolhidos os melhores equipamentos e determinadas as áreas de vigilância;

 

– O sistema protege os condôminos, visitantes e funcionários, como também os bens, documentos de valor e objetos;

 

– O alarme de intrusão inibe a ação dos intrusos, enviando sinais sonoros ou visuais, e ajuda a identificação e a punição dos responsáveis, indicando imagens ou áudios do ataque.

 

Por: Fabiana Oliva

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE