PUBLICIDADE

Limpeza de fachada em condomínio: indispensável para manter a conservação do imóvel e transmitir uma imagem positiva

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 05/10/2023

xlimpeza-de-fachada-em-condominios-2-1.jpg.pagespeed.ic.dkb4KWgmxD
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Zelar pela conservação da fachada do condomínio é primordial para a valorização do imóvel, além da prevenção dos danos estruturais no edifício. Portanto, é fundamental contratar empresas especializadas que possuam vivência, disponham de profissionais qualificados e equipamentos apropriados. 

 

A limpeza dessa área, considerada o cartão de visitas do condomínio, também previne complicações como rachaduras, proliferação de fungos e descolamento de revestimentos. Um investimento que apresenta inúmeros benefícios estéticos e financeiros para o local.

 

A síndica profissional, Linda Carvalho, que atua há 12 anos na área, destaca as vantagens e a importância de manter esse espaço em bom estado. “A realização da manutenção periódica vai manter uma fachada segura, sem riscos de deslocamento de uma possível pedra, que pode causar uma vítima fatal. Impedirá infiltrações internas nos apartamentos que poderão ser ocasionadas por fissuras externas. Evitará ainda despesas excessivas para a recuperação da fachada, sendo necessário recorrer a taxas extras, por negligência de uma manutenção preventiva. Destaco a economia nos custos de um serviço em fachada, que por se tratar de trabalho em altura, tende a ser bem oneroso para o condomínio. Quando existe a prevenção, as despesas são bem menores, além da valorização do patrimônio”, pontua.

 

Conforme Linda, os indícios de que é preciso realizar a limpeza da fachada passa por problemas visíveis que vão desde manchas e fissuras ao descolamento de revestimentos. “Muitas vezes, só desta forma, o condomínio entende que precisa tomar providências, que muitas vezes, já podem ser emergenciais, elevando consideravelmente os custos desta recuperação”, frisa. 

 

“Para fazer a manutenção, ela ainda informa que os orçamentos precisam ser apresentados e aprovados na Assembleia. Principalmente se o condomínio não dispõe de um fundo de reserva e precisa recorrer a taxa extra”, complementa. A fiscalização desse serviço por parte dos síndicos é essencial para um trabalho seguro e eficaz. 

 

Linda evidencia que os síndicos não são engenheiros, então eles precisam contar com a ajuda destes profissionais. “A responsabilidade civil que recai sobre a pessoa do síndico é algo muito sério. Então, ele precisa estar atento às necessidades do prédio. A manutenção preventiva é sua grande ajuda”, comenta.

 

A conduta de Linda é sinalizada pelo Diretor da Reforme & Cia, Claudio Oliveira, que enfatiza que os benefícios de realizar esse serviço são diversos, tanto para a empresa contratada quanto para o condomínio contratante. “Para a empresa, ela vai gerir a obra de forma tranquila, evitando intercorrências desnecessárias oriundas de imperícia ou falta de conhecimento técnico, mantendo uma qualidade tanto na parte de segurança quanto na parte de execução da obra, resultando numa entrega satisfatória para o cliente. Para o contratante, uma obra bem contratada e bem amarrada burocraticamente, evita discussões futuras. A execução da obra dentro de um condomínio requer diversos procedimentos que envolvem, isolamentos, segurança e práticas que minimizem conflitos entre moradores durante as fases de execução”, diz.

 

Além disso, Cláudio destaca que tal medida permite ao condomínio empregar recursos na melhoria de gestão administrativa, reduzindo custo com funcionários efetivos, deixando a cargo da terceirizada as responsabilidades trabalhistas e previdenciárias que a atividade requer, o que, de certa forma, contribui para melhorar o planejamento e manutenção condominial das edificações.

 

O empresário da área de reformas de fachadas e pintura predial explica também que o processo para realizar a limpeza de fachadas se inicia a partir da inspeção predial. “Nela podemos avaliar o estado que se encontra as superfícies, o material, se é pintura, mármore, pastilhas ou outras superfícies. Todo o procedimento se dá a partir dos cuidados na escolha de empresas capacitadas que tenham profissionais treinados e capacitados para serviços em altura. Os técnicos devem possuir cursos de altura conforme as NR ‘s 06, 18 e 35, bem como devem obrigatoriamente possuir seguros profissionais de acidentes pessoais. Após a contratação, a empresa deverá prestar o acompanhamento diário de profissionais de segurança do trabalho e fiscais aptos, capacitados para avaliações constantes em cada fase da obra”, conta Claudio.

 

Ele aconselha também sobre a periodicidade de se fazer o serviço a cada 2 anos, conforme orientado a NBR 5674, que trata do estado de conservação das edificações. Ele alerta que as edificações devem estar atentas à Lei Orgânica Municipal, as quais são fiscalizadas pela SEDUR de cada Estado ou Município, e que são orientadores e balizadores para o cumprimento e periodicidade da manutenção preventiva das edificações locais.

 

Quanto custa o serviço?

 

O orçamento para fazer a lavagem da fachada de um condomínio deve ser realizado a partir de uma vistoria prévia e detalhada, levantados por profissionais que possuam conhecimento técnico em engenharia/arquitetura e edificações, e que tenham conhecimento complementar em patologias estruturais. “Neste caso, o levantamento orçamentário é de suma importância, pois, são elas que vão balizar, detalhar e quantificar os valores de um bom orçamento, o qual deverá ser imparcial e isonômico, vindo a permitir ao gestor condominial ofertar ao mercado, e assim receber propostas bem definidas e justas para análise”, explica Claudio.

 

“O que mais define o valor de um orçamento é justamente o estado de conservação de uma edificação, pautado pela periodicidade e pelo comprometimento das manutenções anteriores realizadas. Daí a importância em realizar serviços com empresas sérias, que tenham inscrição no CREA/ CAU, e que possuam indicações de um bom histórico profissional”, inteira.

Por: Fabiana Oliva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE