PUBLICIDADE

Edição 2023 do Casa Cor chega ao Rio

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 10/10/2023

victor
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Este ano, a tradicional mostra de decoração e design CASACOR retorna ao Rio de Janeiro ocupando o espaço do Instituto Brando Barbosa, no bairro do Jardim Botânico. Desta vez, a ideia foi criar espaços em um formato no estilo hotel boutique, com muitas salas de convivência, suites espaçosas e cabanas.  

 

Segundo Patricia Mayer e Patricia Quentel, diretoras da CASACOR RIO, ao todo foram criados 44 ambientes assinados por um elenco de arquitetos, designers de interiores e paisagistas. A implantação é assinada por Mario Santos, onde a casa principal é a sede do hotel, contando com recepção, bares, vinoteca, joalheria, lobby e salas no térreo. No andar superior, há três suítes, e na área externa, outras nove suítes, além de lojas, restaurantes, bistrô e café. 

 

Ainda que os projetos dos ambientes sejam cuidadosamente personalizados, o hotel boutique CASACOR fez questão de respeitar as características originais do espaço, incorporando lustres, pisos, sancas e até as suas maçanetas de murano. E vale lembrar que, após o término da mostra, tudo retornará ao seu estado anterior, com o acompanhamento do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). 

 

“O Rio de Janeiro tem uma série de propriedades de grande valor arquitetônico e cultural sem uso. É necessário abrir a porta desses locais, mas com sustentabilidade econômica para que esses patrimônios possam ser mantidos e preservados. E cabe à CASACOR, que tem tanto público, propor novos tipos de ocupação”, defende Patricia Quentel.

 

Confira, abaixo, as principais tendências apresentadas na edição deste ano da CASACOR Rio: 

 

CORES E EFEITOS

Os tons vibrantes vêm com tudo nessa edição, e aparecem em diferentes tonalidades de vermelhos, azuis e verdes. Das mais abertas às mais secas. Assim como as cores que remetem ao natural, como o terracota, usado não só em revestimentos, mas também em móveis. Os tons neutros e pastel também aparecem em profusão nas paredes e no mobiliário, deixando o destaque, muitas vezes, para os objetos e obras de arte. Os efeitos decorativos em tetos e paredes também seguem em alta: ombré, cimento queimado e o exclusivo velvet da Coral – que confere um resultado aveludado às superfícies -, são vistos em vários espaços. Vale muito um olhar cuidadoso nos ambientes de Erick Figueira de Melo, Maurício Nóbrega, Lenora Lohrisch e Wair de Paula e Andrea Duarte e Anna Malta.

 

CORPO E MORADA

O tema nacional da CASACOR foi uma grande inspiração para os profissionais cariocas. Mariana Teixeira e Pedro Pantoja mergulharam na referência para criar um Palacito Bric que tem cubas de cerâmica artesanal em formato de corpo humano e revestimento em concreto num tom produzido para lembrar a pele humana. João Panaggio foi até as termas romanas para criar seu Pavilhão Deca, com planta circular que tem a água como elemento central e os cuidados com o corpo como objetivo final. Fernanda Medeiros criou uma Sala de Banho para a prática do autocuidado e relaxamento. E Gisele Taranto fez sua Suíte Presidencial quase como um complemento ao corpo, um espaço de descanso, pensado para proporcionar bem-estar e saúde mental.

 

TEXTURAS E SENSAÇÕES

Os profissionais estão apostando cada vez mais no estímulo de sensações. A ideia é aguçar todos os sentidos, seja através de uma trilha sonora provocante, seja com diferentes aromas, seja com o uso de

múltiplas texturas presentes em móveis, paredes, tetos, objetos. Das que trazem sensação de conforto e aconchego, como no caso do tecido bouclé, que Gisele Taranto usa em sua Suíte Presidencial, às mais rústicas, como a piaçava, que aparece no hall da Cozinha Gourmet de Amanda Miranda.

 

ELEMENTOS ARTESANAIS

O feito a mão veio definitivamente para ficar. Os elementos artesanais e fibras naturais estão por toda a parte, em móveis, objetos, revestimentos. Por todos os ambientes, há muitos objetos de cerâmica, cestaria, madeira. O Restaurante Brise, de Bitty Talbot e Cecília Teixeira, talvez seja o exemplo maior com piso de tijolo natural (colado um a um), teto de palha trançada e peças exclusivas de cerâmica de olaria no balcão e nas mesas. O Jardim de Inverno de Erick Figueira de Mello também traz fibras naturais em profusão. E a Casa Senses, da UP3 Arquitetura, usou a palha para revestir todo seu ambiente.

 

PAINÉIS DE MADEIRA

Eles estão presentes em muitos ambientes, nas mais variadas cores. E, embora, em quase todos apareçam como revestimentos de parede, em alguns eles assumem novas funções. Seja camuflando o armário e servindo de cabeceira, como na Suíte Tu Vens, de Paula Müller; seja na versão ripada com iluminação embutida do Quarto 021, de Camila Simbalista e Paula Wetzel. Outro destaque é o pinus canadense com seus nós bem aparentes usado por Mauricio Nobrega para “envelopar” os ambientes Café e Livraria.

 

MUXARABIS E TRELIÇAS

Esses elementos estão por toda a parte, mas a madeira, claro, segue como o mais comum e aparece na Recepção, de Lenora Lohrisch e Wair de Paula; e no Bar do Jardim Gafisa, de Diego Raposo e Manuela Simas, que usaram o recurso como forro no teto. Já Hannah Cabral e Monique Pampolha criaram um muxarabi de alumínio com pintura eletrostática imitando madeira que circunda toda a sua Suíte Oriel, criando um lindo jogo de sombras pelo ambiente. Já na Loja da Casa, Claudia Infante optou por um muxarabi em fibra de vidro, mais resistente e sustentável.

 

MOBILIÁRIO ORGÂNICO

As curvas conquistaram lugar definitivo na decoração e aparecem por praticamente todos os ambientes. E o redondo é, sem dúvida, a forma mais usada esse ano: em poltronas, telas, tapetes. Vale um olhar mais apurado no Lobby, de Márcia e Manu Müller; na Recepção de Lenora Lohrisch e Wair de Paula; na Cabana Angatu, de Gabriela Eloy e no Podcast Papo ao Cubo, de João Amand e Sophia Abraham.

 

OLHE PARA CIMA

O último destaque entre as tendências apresentadas nesta edição 2023 é em relação aos tetos. Vale muito dar aquela olhadinha para o alto e apreciar a criatividade dos nossos profissionais. Especialmente no Piano-Bar, de Paula Neder (lambe-lambe); no Jardim de Inverno, de Erick Figueira de Mello (tapete); no hall do Bar do Jardim Gafisa, de Diego Raposo e Manuela Simas (muxarabi); e na Casa’ 73, de Victor Niskier (tacos).

 

A mostra CASACOR Rio fica aberta à visitação até o dia 15 de outubro, no Instituto Brando Barbosa – localizado na rua Lopes Quintas, 497, no Jardim Botânico. De terça a sábado, das 12h às 21h, e aos domingos, das 10h às 20h. O ingresso comum e individual custa R$90. 

Você também pode visualizar o Anuário clicando aqui! 

 

Por: Cintia Laport

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE