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Mudanças na administração condominial refletem necessidades de adaptação e digitalização

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 27/10/2023
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Marcelo Assunção
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por Marcelo Assunção, CEO da WohPag

O conceito de condomínio, em que várias unidades habitacionais partilham espaços comuns, foi criado na Roma antiga. Embora práticas da época ainda sejam comuns, a administração evoluiu ao longo das décadas. Mas afinal, como essas transformações e o processo de digitalização globalizado refletem as necessidades e expectativas em constante evolução nesse mercado?

O modelo que conhecemos hoje ganhou popularidade no século XX, especialmente nos Estados Unidos e em outros países ocidentais. Assim permitiu que múltiplas unidades residenciais coexistissem em um único edifício ou complexo, compartilhando áreas comuns como piscinas, quadras esportivas, corredores e salas de reunião.

Anteriormente, as decisões eram tomadas em assembleias e as finanças, principalmente, eram gerenciadas de maneira menos estruturada. À medida que os condomínios cresceram em complexidade e tamanho tornou-se evidente que uma abordagem mais profissional era necessária. A contratação de empresas de administração de condomínios tornou-se comum, já que ofereciam a experiência necessária para lidar com questões financeiras, jurídicas e operacionais.

Neste sentido, a Revolução Tecnológica também teve um impacto significativo no modelo de administração do ramo. Softwares de gestão condominial, comunicação online e sistemas de segurança avançados tornaram-se essenciais para uma administração eficiente, até porque há desafios relacionados à governança, segurança cibernética e à crescente diversidade de necessidades dos moradores, desde serviços de entrega até espaços de trabalho compartilhados. No futuro, espera-se ainda mais adaptação frente às mudanças do mercado e de consumo em constante evolução.

Um exemplo presente são as fintechs especializadas neste tema, que surgiram com a intenção de facilitar muitos dos processos existentes, oferecendo soluções financeiras para as administradoras. O objetivo é apresentar serviços que tornem mais eficiente o trabalho do gestor condominial, cuidando da garantia de saldos, possibilitando o acompanhamento de movimentação financeiras, visando um fluxo de caixa saudável e evitando fraudes.

A profissionalização, a tecnologia, a sustentabilidade e a participação ativa dos moradores são apenas alguns dos aspectos que transformaram a forma como os condomínios são administrados. À medida que o mundo continua a evoluir, é essencial que a administração de condomínios continue a se adaptar. 

A gestão eficiente e a promoção de uma comunidade harmoniosa continuam sendo os objetivos fundamentais da administração de condomínios, independentemente das mudanças que o futuro possa trazer.

 

Marcelo Assunção é graduado em Tecnologia pela PUC-RJ, com XBA – Exponential Business Administration pela Startse/Nova e especializações em Marketing, Finanças, Ciências Contábeis e Gestão de Projetos (FGV-RJ), Estratégias competitivas (Universidade de Munique – EAD), Tecnologia e Competitividade (Centrale-Supélec – EAD) e Inovações/Tecnologias de pagamentos/fintechs (Universidade de Michigan – EAD). Tem mais de 30 anos de experiência, atuando como CTO e gestor de projetos em empresas dos mercados financeiro, varejo, entretenimento e imobiliário. Atualmente é o CEO da WohPag, fintech especializada em contas digitais, consultoria e banking para o mercado imobiliário.

 

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