PUBLICIDADE

Alugar ou comprar um imóvel financiado?

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 26/03/2024
,

01
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esta é uma dúvida que paira sobre a cabeça de muitas pessoas, especialmente aquelas que estão dando o primeiro passo rumo a sua independência e decidem sair da casa dos pais parar morar sozinhas. Se você tem esta dúvida, meu objetivo aqui é trazer informações e reflexões para te ajudar nesta tomada de decisão.

Antes de mais nada, é importante entender os motivos que estão te levando a buscar um novo lar, seja alugado ou comprado. Se você, por exemplo, está em uma situação de emergência e precisa de uma nova moradia logo, certamente a locação vai ser a melhor solução, pois você possivelmente não vai ter tempo de pesquisar ofertas de venda, tomar a decisão de compra e lidar com toda burocracia que envolve o financiamento no tempo necessário. E pior de que alugar um imóvel que não era o ideal, é comprá-lo. Sair de um imóvel alugado é bem mais simples e menos burocrático do que de um imóvel comprado, claro que podem haver multas envolvidas e outros prejuízos financeiros, mas no caso do imóvel comprado, você poderá ter prejuízos bem maiores se precisar vender em um curto espaço de tempo.

Se o tempo não for um problema para você e não estiver em uma situação de emergência, então vale a pena analisar um pouco melhor o cenário para entender se, no seu caso, vale mais a pena comprar um imóvel financiado ou alugar. Uma prática bem comum que a maioria das pessoas fazem é comparar o valor do aluguel valor da prestação no financiamento. Na maioria dos casos, o valor da prestação acaba ficando consideravelmente mais barato do que o valor do aluguel, mas é importante pontuar algumas questões para que esta comparação seja feita da forma adequada.

Levando em conta a regra geral, no financiamento, a cota máxima em que os Bancos geralmente financiam do imóvel corresponde a 80% do valor, ou seja, você vai precisar de outros recursos para pagar os 20% restantes, que podem ser recursos do seu FGTS ou recursos próprios (à vista). O prazo do financiamento pode chegar a 35 anos, dependendo da idade do comprador.  Além disso, é preciso destacar que existem requisitos dos Bancos, tanto em relação ao comprador quanto ao vendedor, para aprovação do crédito imobiliário e do imóvel desejado. Se tudo estiver em ordem, geralmente todo o processo de financiamento, com assinatura do instrumento definitivo e registro no cartório de RGI, leva entre 45 e 60 dias.

Na locação também existe uma burocracia envolvida, como análise de renda e ficha, exigências do proprietário ou da imobiliária quanto ao tipo de garantia, tais como fiador e seguro fiança. Mas é uma burocracia mais simples e ágil do que a exigida para financiamento de imóveis. Normalmente os contratos de locação residencial são pactuados por prazo de 30 meses, podendo ou não se renovado pelas partes.

Considerando as questões acimas, em ambos os casos, aluguel ou compra financiada, existem vantagens e desvantagens e vamos abordar as principais aqui. A locação é menos burocrática e mais ágil, para quem tem urgência, será melhor do que comprar um imóvel financiado, porém se você ficar muitos anos morando de aluguel, provavelmente terá pago mais do que pagaria por um imóvel comprado com financiamento, e não terá um imóvel próprio. No imóvel alugado, você tem maior mobilidade, pois pode encerrar o contrato e se mudar com mais facilidade, entretanto, você também está sujeito a ter que se mudar contra à sua vontade, caso o proprietário decida retomar o imóvel. No imóvel próprio financiado, você tem menos mobilidade, pois sua mudança vai depender da venda do mesmo, o que pode levar algum tempo, dependendo do cenário do mercado, mas esta decisão está exclusivamente na sua mão, pois como é o proprietário você vai decidir quando e se vai vender o imóvel. No imóvel alugado, se por algum infortúnio você ficar inadimplente e não conseguir um acordo para pagar o aluguel, enfrentará uma ação judicial que culminará com seu despejo, certamente você terá transtornos e prejuízos, mas no imóvel próprio financiado, se você deixar de pagar a prestação, estes prejuízos serão bem maiores, pode até levar alguns anos, mas o imóvel irá a leilão, você perderá o imóvel e todos os recursos que empenhou na compra dele e enfrentará também uma ação judicial que levará ao seu despejo.

Independente de qual seja a sua opção, alugar ou comprar um imóvel, sempre deixo aqui a recomendação para buscar ajuda profissional de corretores de imóveis ou imobiliárias credenciadas. Os bons corretores e as boas imobiliárias que adotam as boas práticas, já dominam e conhecem todo este processo, seja na venda ou locação, evitando que você se envolva em um negócio arriscado e que possa te trazer transtornos e prejuízos.

Colunista: Gustavo Araujo, Executivo de Compra&Venda – APSA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE