PUBLICIDADE

Os três principais passos para vender seu imóvel em 2024

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 21/02/2024

01
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na última matéria, falamos dos três principais passos de quem deseja comprar seu imóvel em 2024. Agora vamos falar dos três principais passos para quem deseja vender seu imóvel em 2024. Sabemos que esta nem sempre é uma jornada fácil, existem muitas variáveis e controvérsias acerca do assunto e que podem impactar na venda.

Assim como quem deseja comprar, quem deseja vender também pode ficar perdido e não saber por onde começar diante de tantas etapas e burocracias que envolvem a transação de venda, como a correta avaliação e precificação do imóvel, onde e de que forma anunciar, quais os documentos necessários, que cuidados tomar quando um comprador desejar utilizar recursos de financiamento, consórcio ou FGTS entre outras diversas questões.

O primeiro passo, e talvez o mais importante, é a correta avaliação de preço do imóvel. É natural, quando desejamos vender nosso imóvel, começarmos a pesquisar os preços que o mercado oferece para ter uma referência. Ocorre que nem tudo que está ofertado no mercado serve como parâmetro de comparação, existem muitos imóveis que estão sendo ofertados acima e até mesmo abaixo do preço de mercado por diversos motivos, como, por exemplo, o estado de conservação do imóvel, se foi ou não reformado, se possui dividas, se a documentação está em ordem ou possui alguma pendência e a não aceitação da realidade de preços do mercado por parte de alguns proprietários. Se você não possui o conhecimento para analisar estas questões, a recomendação é que procure ajuda profissional, e neste caso ninguém melhor do que o corretor de imóveis. Um bom corretor de imóveis avaliará seu imóvel de forma correta, considerando todas estas variáveis. A dica aqui é se certificar de que você está tratando com um corretor de imóveis devidamente credenciado junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), sempre peça para ele apresentar a carteira de regularidade junto ao CRECI. Existem muitos impostores que se passam por corretores de imóveis, praticando o exercício ilegal da profissão que, além de ser crime, pode colocar você e seu imóvel em risco através de práticas ruins e até mesmo ilegais.

O segundo passo, é se certificar de toda documentação está em ordem para venda do imóvel. Este é um ponto fundamental que pode, inclusive, afetar o valor de mercado do imóvel, caso existem pendências ou dívidas. Os dois principais documentos a serem analisados são a certidão de matrícula de inteiro teor do imóvel junto ao cartório de Registro de Imóveis (também chamada de “certidão de ônus reais” ou “certidão do RGI) e o espelho do IPTU. Nestes dois documentos já é possível fazer uma análise inicial e verificar se há alguma pendência, como o registro do último instrumento de propriedade, hipotecas, penhoras e eventuais dívidas. Importante destaca quer, caso tenha havido alguma alteração de nome ou estado civil, será necessário atualizar estas informações na matrícula do imóvel junto ao RGI. Algumas dívidas, ainda que sejam pessoais, podem recair sobre o imóvel, por isso é essencial também se certificar que você não possui dividas ou ações que possam vir a aparecer em alguma certidão e serem consideradas impeditivas ao negócio. Caso você assine um contrato de compra e venda sem ter observado isso previamente e venha a acontecer, pode virar uma briga judicial entre você e o comprador, travando a venda do imóvel até que se resolva, o que pode levar meses e lhe causar grandes transtornos e prejuízos.

O terceiro passo, é realizar a correta oferta e divulgação do imóvel. Depois de observadas e ajustadas todas as questões anteriores, você precisar anunciar seu imóvel de forma eficiente. Mais importante do que espalhar anúncios do seu imóvel mercado afora, é garantir que ele esteja bem feito. Providenciar boas fotos, com bom ângulo de visão, boa iluminação, demonstrando um ambiente limpo e organizado são requisitos básicos atualmente. Um bom vídeo, demonstrando o imóvel, fotos em 360º e tour virtual são alguns diferenciais que podem impulsionar a oferta do seu imóvel nos principais portais de divulgação e atrair mais interessados. Uma descrição bem feita e assertiva também é importante, aqui vale destacar as características que mais valorizam seu imóvel, como a localização, vista, facilidade próximas (Comércio, escolas, transporte, etc) e tudo aquilo que agregar valor para quem desejar adquirir o imóvel.

Para concluir, apesar de não ter citado aqui com um dos três principais passos, não podemos deixar de falar do fechamento do negócio. Esta etapa inclui a negociação de valores, análise mais minuciosa de documentação do imóvel e das partes envolvidas, elaboração e adequação de contratos de compra e venda para cada caso, entendimento das etapas e requisitos que envolvem vendas com processo de financiamento, consórcio e FGTS, escrituras, certidões e tudo mais que for necessário para concretizar o negócio de maneira segura. Fica aqui a recomendação para buscar profissionais credenciados e preparados para te ajudar nesta jornada, em especial os corretores de imóveis. Os bons corretores e as boas imobiliárias, já dominam e conhecem todo este processo, evitando que você se envolva em um negócio arriscado e que possa vir a fracassar.

Colunista: Gustavo Araujo, Executivo de Compra&Venda – APSA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE