PUBLICIDADE

Espaço fitness em condomínio, confira os benefícios e cuidados necessários

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 19/12/2023

ginasio-com-equipamento-de-ciclismo-indoor
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A atividade física é fundamental para quem quer manter o corpo e a mente saudáveis, e a prática de exercícios regulares tem se popularizado cada vez mais entre as pessoas. Morar em um condomínio com um espaço fitness traz a vantagem de ter uma academia em casa, o que facilita a rotina, reduz o tempo de deslocamento até uma academia e proporciona uma economia de gastos no fim do mês.

 

Investindo nessa comodidade, muitos condomínios vêm apostando cada vez mais na iniciativa de montar academias em suas dependências, reservando uma área exclusiva para este fim. Esse tipo de investimento é muito comum nos novos empreendimentos condominiais, que já vêm com a academia pronta. No entanto, os condomínios mais antigos também têm apostado na ideia, construindo espaços como esses para os seus moradores. 

 

No Condomínio Edifício Place Verte, com 64 unidades, localizado em Botafogo/RJ, a necessidade de construir um espaço fitness surgiu dos próprios condôminos há cerca de 5 anos, que levaram o tema para votação durante uma Assembleia do condomínio. Para surpresa de todos, a adesão à proposta foi quase total. Apesar de ser um condomínio relativamente novo, com cerca de 15 anos de construção, ele ainda não tinha sua própria academia.

 

Construída em uma área de, aproximadamente, 50 metros quadrados, o espaço fitness deu vida a um local no playground que antes não tinha nenhuma utilização. Segundo o atual síndico do condomínio, Alberto Rosa, para a implantação do espaço ele utilizou o conceito de uma academia profissional, equipando-a com aparelhos modernos, como esteiras, bicicletas, estações de musculação, kit com anilhas e barras, entre outros. “O espaço conquistou muitos adeptos e hoje temos 90% de adesão dos condôminos, que frequentam o local por saúde ou estética”, afirma o síndico.

 

Já no Condomínio Parque da Tijuca, com mais de 200 unidades, a academia já existente no local estava sem uso e passou por uma modernização. Os equipamentos antigos foram vendidos para dar lugar aos novos. Construída em um espaço de 62 metros quadrados, a academia dispõe de 6 aparelhos e um profissional de educação física para acompanhar os condôminos, que podem utilizar o espaço para suas atividades físicas em dois horários: das 7 às 10 horas da manhã e das 19 às 22 horas da noite.

 

De acordo com a síndica, Regina Duarte, a reinauguração do espaço atendeu com mais conforto aos frequentadores da academia. “Nós já tínhamos, na Convenção, a previsão legal de uma academia. No entanto, por razões diversas, a academia acabou ficando inoperante por 4 anos. Quanto me tornei síndica, em julho de 2018, uma das providências foi reativar a academia a pedido dos próprios condôminos”, explica.

 

Além de ajudar na qualidade de vida dos moradores, as academias trazem inúmeros benefícios para os condomínios. Elas criam valor agregado e tornam-se um incremento ao valor patrimonial. No Parque da Tijuca, soma-se à academia, duas piscinas, duas saunas, cinco churrasqueiras, dois salões de festas, salão de jogos, quadra poliesportiva, parquinho infantil e portaria com seguranças 24 horas.

 

A manutenção correta dos aparelhos evita acidentes

 

A implementação de um espaço fitness ou academia dentro do condomínio requer alguns cuidados e pontos de atenção. Os síndicos devem ficar atentos à manutenção dos aparelhos para evitar o risco de acidentes e quaisquer transtornos desta natureza. Além disso, esse cuidado ajuda a garantir a durabilidade dos equipamentos.

 

Para o professor de educação física, Paulo Peter, e representante da empresa Ativa Fitness, especializada em equipamentos de ginástica e musculação, a praticidade de poder contar com uma academia dentro do próprio condomínio é, sem dúvida, um estímulo importante à prática de exercícios físicos, mas o acompanhamento de um profissional especializado no local e a manutenção dos aparelhos são fundamentais para o bom funcionamento do local como um todo. “Ter uma academia no condomínio é ter praticamente uma academia em casa, mas a manutenção dos aparelhos é extremamente importante para evitar acidentes. Um aparelho de leg press, por exemplo, se não tiver com suas molas e cabos de extensão bem ajustados, pode causar acidentes graves”, afirma.

 

E depois da instalação, regras de uso são essenciais

 

Quando o assunto diz respeito ao uso da academia, é importante que o síndico e condôminos definam regras para a utilização dela, estabelecendo os dias e horários de funcionamento, restringindo a entrada apenas para moradores, limitando a idade permitida para o uso dos aparelhos, proibindo o uso de chinelos e calçados com pés expostos para evitar acidentes, e o uso de trajes de banhos, a fim de não molhar e danificar os equipamentos.

 

No Parque da Tijuca, há um controle de quem frequenta a academia, que é restrita aos condôminos, e a entrada de criança é permitida somente com a presença de um adulto, por exemplo. “Nós utilizamos na entrada da academia um sistema de chaves eletrônicas para impedir a entrada de crianças e pessoas não autorizadas, e o próximo passo é instalar um leitor de biometria, onde cada usuário poderá cadastrar sua digital para liberar o acesso, evitando assim qualquer tipo de problema”, finaliza Regina.

 

Pensando na instalação do espaço fitness? Confira as dicas.

 

Se o seu condomínio ainda não tem um espaço fitness, mas você gostaria de levar a proposta para a aprovação dos moradores, separamos algumas dicas importantes para levar adiante essa ideia:

  • Leve a proposta com todos os custos e orçamento disponível para ser discutida em Assembleia;
  • Escolha um local adequado para a construção do espaço;
  • Se for necessário, contrate uma consultoria ou profissional da área para a construção do espaço e a compra de equipamentos;
  • Crie regras de uso para a academia, com dias, horários e faixa etária permitida.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE