PUBLICIDADE

Maximize o valor do seu imóvel

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 29/04/2024

Como-apresentar-o-valor-do-imovel2-1
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A valorização e depreciação de um imóvel aumenta ou diminui devido a inúmeros aspectos que podem impactar o seu valor de mercado. Elementos como reformas, segurança, serviços, transportes e tendências do mercado imobiliário causam um efeito significativo nos preços imobiliários. É o que afirma o administrador de empresas e corretor de imóveis, Antonio Carlos Carvalho. “A falta de manutenção nas áreas de uso comum, o alto custo da taxa de condomínio, a falta de gestão administrativa, ausência de manutenção interna nas unidades e má conservação de fachadas, são alguns dos fatores que resultam na desvalorização de um imóvel”, aponta.

 

Antonio destaca que a valorização de um imóvel engloba itens que vão desde locais calmos à orientação solar e o andar onde a unidade está localizada. “Saliento também o baixo custo da taxa de condomínio, a realização de uma manutenção ativa e recorrente nas áreas comuns, boa iluminação e uma conservação de boa qualidade nas áreas internas das unidades. Além, é claro, de o condomínio estar saudável financeiramente, juridicamente e contabilmente”, revela Antonio.

 

Segundo o profissional, é imprescindível observar ainda o composto de serviços oferecidos pelo condomínio, tais como academia, portaria e áreas de lazer. “Localização, tanto na região, cidade e rua, como também relacionada ao próprio empreendimento, como iluminação natural, por exemplo. Não basta estar somente localizado na face norte, é preciso conferir no local se a iluminação é coerente. Muitas vezes, uma unidade bem projetada sob a face sul é melhor que uma unidade situada na face norte, devido à existência de um outro empreendimento ao lado ou que o terreno vizinho possibilite a construção de um edifício que faça sombra na unidade avaliada. Outro ponto muito observado é em relação ao pé-direito do imóvel. A preferência é sempre pelo teto mais elevado, e este é um fator que você não consegue mudar – ou ele já existe e você pode rebaixar, ou você terá que conviver com a altura menor que tem disponível. Em resumo, a adequação do imóvel à sua realidade ou à da família que irá ocupar, não somente no momento da compra, mas pelos próximos anos, irá influenciar na escolha do imóvel, visto que é um investimento de longo prazo”, informa.

 

No caso do morador que comprou um imóvel que já esteja desvalorizado, o corretor de imóveis aconselha a realização de reformas simples, mas que já podem representar uma grande diferença. “Indico melhorar a iluminação com pinturas mais claras, instalar detalhes de acabamento com melhor qualidade, tais como em rodapés e molduras, e investir em iluminação elétrica, mesmo nas luminárias em LED. Recomendo também a instalação de paineis de madeira ou mesmo em espelhos bem posicionados no espaço, bem como esquadrias, portas e janelas de mais imponência internamente. Retirar e embutir todas as fiações e tubulações aparentes ou minimizar a exposição também pode contribuir para tornar este imóvel mais atraente. São itens que não resultam em grandes obras internas, mas que contribuem para um aumento considerável na sensação de conforto e na valorização do imóvel”, aconselha Antonio.

 

Antonio finaliza destacando a importância do morador conservar o imóvel para não ocorrer a depreciação da residência. “Quem não cuida não é proprietário, passa a ser somente o guardião de um bem. É preciso tratar com cuidado e zelo aquilo que se adquiriu. Ali existe o investimento de muito tempo, horas, da vida de muitas pessoas e isso precisa ser tratado com respeito. Desta forma, o proprietário será recompensado com uma valorização ainda maior”, lembra.

 

 

Confira pontos importantes que valorizam um imóvel:

  • Localização – A localização é fundamental para a valorização de um imóvel. Além da segurança no entorno, zonas de fácil acesso a serviços como shoppings centers, praças com áreas verdes, restaurantes e farmácias, escolas e hospitais.
  • Segurança – Imóveis situados em áreas com baixa criminalidade e ruas iluminadas valem mais. Apartamentos com portaria 24h, equipes de segurança e câmeras de vigilância também fazem a diferença.
  • Áreas de lazer – Áreas de lazer, como jardins, piscina, salão de festa, quadras de esportes e áreas gourmet também são pontos favoráveis para valorização de uma propriedade.
  • Posição do sol no apartamento – Apartamentos que pegam sol pela manhã são os mais procurados. Essa orientação solar faz com que o ambiente à noite seja mais fresco, já que não é exposto ao sol na parte da
  • Estado de conservação – Uma fachada bem conservada valoriza o imóvel. Manter a qualidade do acabamento e pintura em bom estado de conservação, além de materiais construtivos, valorizam bastante a propriedade.

 

Por: Fabiana Oliva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE