PUBLICIDADE

Verão confortável: cuidados essenciais para o ar-condicionado nas residências

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 02/01/2024

Repairman doing air conditioner servise
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fabiana Oliva

 

As altas temperaturas registradas em, pelo menos, 15 estados e no Distrito Federal, em 2023, fizeram com que o uso de ar-condicionado se intensificasse no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), as vendas do aparelho tiveram alta de 38% no ano passado, após os termômetros marcarem mais de 40°C em algumas cidades. Contudo, a utilização do eletrodoméstico para amenizar o desconforto térmico requer atenção especial, principalmente com o verão prometendo novas ondas de calor pelo país este ano.

 

O especialista em climatização, Adalberto Neto, alerta que os cuidados devem começar já na compra do condicionador de ar. “Hoje, no mercado, temos à disposição aparelhos com elevado índice de eficiência energética. A dica é procurar na etiqueta do INMETRO o valor do IDRS. Quanto mais alto esse valor, mais eficiência terá o equipamento”. Outra orientação é contratar um profissional qualificado para a instalação. “Esse profissional deve seguir rigorosamente as normas técnicas, além de verificar se há infraestrutura nos quadros elétricos e instalações para suportar uma carga elétrica que vai somar a carga existente. Se não houver uma previsão para essa nova carga, isso pode causar uma sobrecarga no circuito elétrico do apartamento ou prédio e, consequentemente, risco de acidente elétrico”, explica.

 

Segundo o profissional, a manutenção e higienização preventivas devem ser realizadas periodicamente no ar-condicionado para evitar problemas. “Considerando os equipamentos de uso doméstico, deve ser realizada a manutenção do filtro de ar de forma mensal, já a higienização geral deve ser realizada a cada seis meses”. Além do risco de acidentes, a falta de manutenção pode ocasionar danos respiratórios aos ocupantes do ambiente e perda de eficiência do equipamento, resultando em maior consumo.

 

Em 2018, foi aprovado o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) dos equipamentos de climatização para todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes climatizados, como shoppings, escritórios, edifícios comerciais, bares e baladas. “Embora não haja obrigação de existir PMOC em equipamentos residenciais, a manutenção profissional no condomínio é extremamente necessária para garantir uma execução correta e com o uso de produtos químicos adequados para esse fim, conforme a lei 13.589/2018”, ressalta o especialista.

 

Regras para a instalação no condomínio

 

Síndico profissional, Alex Macauba destaca alguns passos que os condôminos precisam seguir para a instalação do ar-condicionado. “Primeiramente, é preciso obter aprovação do condomínio, seguir normas estabelecidas para a fachada do prédio e contratar profissionais qualificados para a instalação, garantindo que não haja danos estruturais ou elétricos. E o principal: saber se o edifício foi projetado para instalação do aparelho e se existe a proibição na convenção”.

 

Caso o apartamento necessite de algum furo ou obra para instalação, Alex explica que o síndico deve solicitar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Nos edifícios que já possuem a pré-instalação o procedimento é mais fácil, mas deve haver orientação sobre os locais de instalação da condensadora, para não ter alteração de fachada.

 

Já nas áreas comuns do condomínio, o primeiro passo é ter a aprovação em Assembleia para a instalação, apresentando três cotações explicando sobre os locais a serem instalados e os motivos para tal. Após a primeira etapa concluída, deve-se iniciar o processo de infraestrutura, caso não exista, contratar um engenheiro para a condução do projeto, avaliando os locais de passagem da tubulação e seus respectivos furos. O engenheiro emitirá a ART, bem como um croqui detalhado da instalação. “Depois do aparelho funcionando, o ideal é o condomínio ter um contrato de manutenção mensal com uma empresa especializada, garantindo assim o bom funcionamento dos equipamentos e cuidando da saúde dos condôminos e colaboradores”.

 

Quanto à manutenção, o síndico ressalta que o ideal é seguir à risca o que fala o manual do fabricante, seja para procedimentos simples, que podem ser executados semanalmente pelo próprio condômino, ou até em casos de manutenções mais complexas, que devem ser realizadas por um profissional da área.

 

Dicas para o uso de ar-condicionado nas residências:

– Faça manutenção preventiva e higienização regularmente;

– Evite mudanças bruscas de temperatura;

– Programe ciclos de funcionamento;

– Evite o sol no aparelho;

– Use o umidificador para evitar ressecamento das vias respiratórias e alergias;

– Evite ligar e desligar o aparelho rapidamente;

– Certifique-se de que o ambiente tem boa ventilação;

– Mantenha sempre em temperatura equilibrada. Ideal é a faixa comum de 22°C a 25°C.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE