PUBLICIDADE

Oportunidade à vista!

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 19/12/2023
,

01
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos chegando ao fim de mais um ano e uma pergunta que muitos proprietários, compradores e locatários de imóveis estão fazendo é “Quais são as perspectivas para o mercado imobiliário em 2024?”

É inegável que o ano de 2023 está sendo marcado por muitas turbulências no cenário político, econômico e que estão impactando o nosso mercado. A mudança de governo, alterações na política de crédito imobiliário e oscilação das taxas de juros para financiamento são algumas delas.

A incerteza do que viria pela frente no início deste ano, fez com que muitas pessoas adiassem ou até mesmo suspendessem seus planos de aquirir ou alugar uma nova moradia, ocasionando a desaceleração do mercado em um primeiro momento. Mas na virada do segundo para o terceiro trimestre, este panorama começou a mudar. O teto do programa “minha casa, minha vida” aumentou de R$ 264 mil para R$ 350 mil, com redução da taxa de juros que estava na casa do 9,56% e ficou entre 7,66% e 8,16%.

As construtoras voltaram a apostar no mercado, aumentando o volume de seus lançamentos este ano, o que impulsionou as vendas de novas unidades. A partir daí, foi um “efeito dominó”, redução de juros associada a redução dos valores de venda de imóveis que veio acontecendo nos últimos anos, fizeram com que o desempenho do mercado a partir do segundo semestre fosse significativamente melhor.

O Centro de pesquisa e análise de dados do mercado imobiliário do Secovi Rio, em sua última pesquisa divulgada (outubro de 2023) concluiu que, no mercado de Vendas, dos 18 bairros avaliados na cidade do Rio de Janeiro, 11 apresentaram valorização por metro quadrado em relação ao mês anterior, enquanto que no mercado de locação, dos mesmos 18 bairros analisados, 09 apresentaram valorização em relação ao mês anterior:

Observando os dados com mais atenção, perceberemos que em uma análise dos últimos 12 meses, dos 18 bairros avaliados, apenas 5 tiveram valorização, enquanto que 13 ainda tiverem desvalorização, ao passo que no mercado de locações, foi desproporcionalmente o inverso, todos os bairros tiveram enorme valorização, alguns deles em mais de 30%!

Os dados do Secovi Rio demonstram que houve pouco ou nenhum aumento nos preços de vendas (ou até mesmo queda), enquanto que os valores de aluguel estão disparando. Ou seja, a rentabilidade dos imóveis está com tendência de aumento e, em contrapartida, os valores de compra continuam em patamares muito atrativos. Se as taxas de juros continuaram a reduzir, a expectativa no médio prazo é de que haja aumento da procura por compra de imóveis e consequente aumento de preços.  Ou seja, o ativo imobiliário pode ser uma grande oportunidade de investimento seguro, com tendência de valorização e excelente rentabilidade em 2024 e nos anos seguintes para quem fizer aquisição neste momento!

Resumindo, estamos diante de uma grande oportunidade do mercado imobiliário e, quem souber aproveitá-la, colherá excelentes frutos!

 

Colunista: Gustavo Araujo, Executivo de Compra&Venda – APSA

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE