PUBLICIDADE

Os três principais passos para comprar seu imóvel em 2024

Por Cidades e Serviços
Última atualização: 23/01/2024
,

01
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Iniciamos mais um ano e sabemos que este é um momento de renovação e planejamento de objetivos e metas que desejamos alcançar, e uma delas para muitas pessoas é o sonho de conquistar a moradia própria ou comprar o primeiro imóvel para investimento. Nesta matéria, falarei três passos importantes e dos cuidados que você deve tomar, na hora de comprar seu imóvel.

Se você pretende comprar um imóvel, é natural ficar perdido e não saber por onde começar diante de tantas ofertas que o mercado oferece, da burocracia que envolve a transação de compra, como documentos necessários, uso de financiamento, de FGTS entre outras questões.

O primeiro passo é você definir quais são as prioridades na escolha deste imóvel, e é justamente neste ponto onde muitas pessoas se perdem. Faça uma lista de tudo que você gostaria que o imóvel tivesse, e nesta lista defina quais são as suas três prioridades, aquilo que você não abre mão. Vamos a um exemplo prático, suponha que você esteja buscando um apartamento com varanda que seja próximo ao seu local de trabalho ou da escola dos seus filhos, mas você está percebendo que imóveis com varanda nesta localização desejada estão muito acima do seu orçamento, você vai precisar então decidir qual é a sua prioridade, a localização ou a varanda? Se a localização for a prioridade, então você terá que ser flexível em relação a ter ou não a varanda. A sua necessidade precisa se adequar a sua realidade financeira e nem sempre tudo aquilo que se deseja em um imóvel, será possível de se obter dentro do valor que se pode pagar. Por isso a importância de definir, dentro de tudo que se deseja, quais são as três prioridades que você não abre mão e quais são aquelas que você até gostaria que o imóvel tivesse, mas poderia abrir mão, se ele atender as prioridades.

Apesar de colocar aqui como segundo passo, a pesquisa de mercado deve acontecer em paralelo ao primeiro passo. Ou seja, à medida que você vai definindo as prioridades, você começa a realizar a busca de imóveis no perfil desejado, verificando o seu orçamento. Esta pesquisa pode fazer com que você adeque suas prioridades a sua realidade financeira. Este é um ponto fundamental, pois é o momento em que você vai definir quais recursos e de que forma vai utilizá-los na compra do imóvel. Será totalmente à vista (recursos próprios), ou haverá financiamento imobiliário, consórcio ou FGTS? Você precisará estar atento se o imóvel desejado atenderá aos requisitos da sua condição de compra. Existem regras das instituições financeiras envolvidas para liberação dos recursos envolvendo financiamentos, consórcios e FGTS que precisam ser observadas e muitos imóveis não se adequam a elas. Se por exemplo, você assinar um contrato e der um valor como sinal sem observar este item e vier a ter problemas depois, o caso pode parar na justiça e você pode até mesmo perder o valor que deu como entrada.

O terceiro e último passo, e não menos importante que todos os outros, é garantir que toda documentação do imóvel e dos vendedores está livre e desimpedida para uma transação de compra e venda segura e sem riscos. Muitas pessoas não sabem disso, mas não basta a documentação do imóvel estar regularizada e sem dívidas, os proprietários também precisam estar em boa situação financeira, sem dívidas que possam recair sobre o imóvel e causar riscos aos compradores. Pode acontecer, por exemplo, do imóvel estar com toda documentação em dia, sem nenhuma dívida, mas o proprietário possuir dívidas pessoais, que superem até o mesmo o valor do seu patrimônio, incluindo o imóvel que ele está vendendo. Neste caso, há um risco enorme para o comprador pois, dependendo da situação jurídica em que se encontra o proprietário em relação a estas dívidas, mesmo depois da venda, a escritura pode ser cancelada em juízo para que o imóvel retorne ao patrimônio do vendedor e seja penhorado para garantir as dívidas que ele possui. E este aqui é o pior pesadelo para um comprador de imóvel.

Por fim, fica aqui a sugestão de você buscar profissionais credenciados e preparados para te ajudar nesta jornada, em especial os corretores de imóveis. Os bons corretores e as boas imobiliárias, já dominam e conhecem todo este processo, podendo não só te auxiliar na busca do imóvel ideal, mas também na sua aprovação de crédito para financiamento, liberação dos recursos de FGTS, análise de documentação, gestão de contratos e escrituras, evitando que seu sonho de comprar um imóvel vire um pesadelo!

 

Colunista: Gustavo Araujo, Executivo de Compra&Venda – APSA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE